
| Prefeito de Zé Doca Dr. Alberto não cumpre o que promete |
![]() |
| Cópia do documento do setor jurídico solicitando a devolução do Projeto |
Assembleia define critérios para criar novos municípios
São Luís - A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicará, nos próximos dias, projeto de resolução administrativa, assinado pelo presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que regulamenta as competências do Poder Legislativo do Estado do Maranhão no que se refere a elaboração de estudos de viabilidade municipal para a criação de novos municípios.
O referido projeto foi elaborado com base em estudos feitos pela Mesa Diretora da Casa e foi aprovado, unanimemente, por todos os deputados estaduais.
“Em nenhum momento, a Câmara Federal tomou a prerrogativa das Assembleias Legislativas de criar novos municípios. A única alteração que houve foi a de dar a Câmara a competência de definir o prazo ou período nos quais este processo pode ser realizado”, afirmou Arnaldo Melo.
De acordo com o presidente, o estudo de viabilidade municipal estabelece critérios rigorosos para a emancipação de novas cidades. Estes critérios, também de forma rigorosa, serão avaliados, ao longo do ano, pelo Legislativo Estadual. Para se tornar município, o povoado ou território que atender a todos os critérios ainda dependerá do resultado de uma consulta plebiscitária e aprovação de lei estadual individual por parte do plenário da AL.
“Não posso precisar o número exato de propostas sobre a criação de novas cidades. O que posso afirmar é que iremos avaliar todos os casos com o objetivo de realizar os plebiscitos e votações dos projetos de lei até o final deste ano”, disse Melo.
O estudo de viabilidade municipal tem por finalidade o exame e a comprovação da existência das condições que permitam a consolidação e desenvolvimento dos municípios envolvidos e deverá comprovar, preliminarmente, em relação ao município a ser criado, se foram atendidos os seguintes requisitos: população igual ou superior a seis mil habitantes; eleitorado igual ou superior a 50% de sua população; existência de núcleo urbano já constituído, dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição do município; número de imóveis, na sede do aglomerado urbano que sediará o novo município, superior a média de imóveis de 10% das cidades do Estado, consideradas em ordem decrescente os de menor população; arrecadação estimada superior a média de 10% dos municípios do Estado, considerados em ordem decrescente os de menor população; área urbana não situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, suas autarquias e fundações; continuidade territorial.
Atendidos estes requisitos, a Assembleia dará prosseguimento ao estudo de viabilidade municipal abordando os seguintes aspectos: viabilidade econômico-financeira; viabilidade político-administrativa; e viabilidade socioambiental e urbana.
Os estudos de viabilidade municipal serão publicados no órgão de imprensa oficial do Estado e, a partir deste momento, se abrirá prazo de 60 dias para impugnações, por qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, perante Assembleia Legislativa.
O saite da Assembleia (www.al.ma.gov.br) disponibilizará os referidos estudos para conhecimento público. Além disso, será realizada pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos envolvidos no processo.
Caberá ao Legislativo deliberar sobre os estudos e suas impugnações, na forma de seu regimento interno, devendo decidir pela impugnação ou homologação.
Em caso de homologação, a Assembleia autorizará a realização de plebiscito para consultar a totalidade da população do município existente, assim como da área a ser emancipada.
Dep. Hemetério Weba na luta pela emancipação dos municípios
São Luis - O deputado Hemetério Weba (PV), desde o inicio do seu mandato vem se destacando numa árdua luta pela a criação de novos municípios no maranhão. Hoje, o parlamentar é membro da Comissão de Assuntos Municipais e defende na Assembleia que o Estado necessita de muito mais municípios; frisando que 80% dos municípios que já foram criados, evoluíram.
Uma visão de futuro – Hemetério Weba é um Deputado que acredita no potencial da região do Alto Turí e tudo faz para que cada município seja emancipado, de acordo com o desenvolvimento que possa apresentar no futuro. Com base neste ideal de beneficiar municípios, é que o deputado Hemetério Weba vem lutando na Assembleia pela a criação de novos municípios, mostrando sua grande preocupação em desenvolver a região do Alto Turí, onde cada Município recém-emancipado mostra seu desenvolvimento.
O Deputado Hemetério, junto com outros membros da comissão, vem lutando para reconquistar as prerrogativas de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, que está sujeito a Legislação Federal. De acordo com Hemetério Weba, os membros da comissão receberam durante um encontro em Brasília com o presidente do Senado José Sarney, a promessa de que o Senado vai priorizar a matéria que devolve às Assembleias a prerrogativa de criar novos municípios. Segundo Hemeterio Weba, o senador garantiu que a proposta será votada no prazo mínimo de 60 dias, depois de chegar ao Senado.
Segundo Hemetério Weba, os povoados mais distantes da sede acabam sendo abandonado pelo poder público e quem sofre é a população. Ele disse ainda, que existem povoados distantes das sedes dos municípios e destaca que a emancipação agiliza o progresso desses novos municípios.
Hemetério disse que tudo fará para trazer para as Assembleias a prerrogativa de criar novos municípios e assim, sobretudo, com a emancipação política, a população vão escolher o prefeito, escolher os vereadores, e ter sua própria estrutura administrativa
Pleiteiam emancipação política os seguintes povoados na Região do Alto Turí; Ebenézia (Zé Doca); Nova Conquista (Zé Doca); Quadro (Zé Doca); São Pedro (Maranhãozinho); Monte Alegre (Nova Olinda do MA) e Josias (Zé Doca)
Antonio Cerqueira
antoniocerqueira35@yahoo.com.br
Cidade Zé Doca - MA
(98) 8115-9456 tim
(98) 9171-5939 vivo
—————
—————
—————
—————